sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lusofonia em Torres Novas

Lusofonia com Encontros em Torres Novas no mês de Novembro

20 de Outubro de 2008, 16:04

Santarém, 20 Out (Lusa) - A cidade de Torres Novas acolhe, de 10 a 15 de Novembro, os Encontros da Lusofonia, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e de um trabalho que a autarquia tem desenvolvido com Cabo Verde e Timor.

O presidente da autarquia torrejana, António Rodrigues (PS), disse hoje à agência Lusa que "faz todo o sentido Torres Novas agarrar a lusofonia", não só pela "boa geminação" que tem desenvolvido com o município cabo-verdiano da Ribeira Grande como pelo trabalho que iniciou este ano em Timor-Leste, no apoio à elaboração da legislação do futuro poder local, a convite do Governo daquele país.

Os Encontros da Lusofonia têm ainda na sua base o facto de Torres Novas ser uma das cidades depositárias de uma réplica do Padrão dos Descobrimentos, com que o anterior regime assinalou (em 1960) os 500 anos da morte do Infante D. Henrique.

O monumento é semelhante aos existentes em Díli (Timor), Bissau e Cacheu (Guiné-Bissau), Maputo (Moçambique) e Cidade da Praia (Cabo Verde) e será pretexto para uma sessão de reflexão conjunta sobre a Língua Portuguesa e o próprio Padrão dos Descobrimentos, adiantou.

A réplica de Torres Novas, inicialmente implantada junto ao Castelo, perto da Igreja da Misericórdia, foi transferida pela actual autarquia para junto do Mercado Municipal, local que, para António Rodrigues, permite que mais pessoas o apreciem.

Inserida nas Memórias da História, evento bianual promovido pela autarquia visando a promoção da investigação do passado do concelho, os Encontros da Lusofonia incluem uma série de iniciativas em torno da Língua e da sua divulgação, desde conferências, uma Feira do Livro Lusófono, workshops, concertos e jantares temáticos.

O programa dos Encontros começa dia 10 de Novembro com uma "Oficina dos Mapas", um convite à escrita, desenho e orientação geográfica dirigido aos alunos dos segundo e terceiro ciclos do concelho, que se prolonga pelo dia 11.

São "poemas que sobem montanhas e desaguam em rios. Mapas que se constroem com palavras, com linhas e manchas, com bússolas e uma rosa dos ventos, a partir da geografia pessoal encontrada em páginas de livros de poesia, de literatura de viagens, de diversos autores do mundo lusófono", lê-se no programa.

Dias 12 e 13, os Serviços Educativos da autarquia convidam os alunos do primeiro ciclo para uma Oficina de Vocáculos (G)Astronómicos Cozinhados, escrita e colagem de ingredientes e palavras.

"Uma verdadeira refeição ao vivo na sala de aula para a confecção de uma escrita de alimentos e vocábulos com sabores que vieram por mar. Um laboratório em que se adicionam ingredientes e palavras para inventar e descobrir receitas de uma ilha que não está no mapa. Do dicionário saem termos picantes, amargos ou doces, para juntar num novo prato à nossa mesa", afirma ainda o programa do evento.

Dias 14 e 15 será a vez de um workshop de danças africanas, orientado pela Batoto Yetu, associação sem fins lucrativos que se estabeleceu em 1990 em Nova Iorque e se estendeu a Portugal, destinando-se a jovens descendentes de famílias provenientes de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Princípe.

A associação parte do princípio que a aprendizagem e o envolvimento nas danças, canções e lendas africanas ajuda os seus elementos a identificarem-se com estas culturas e a promovê-las pelo país.

Em Torres Novas, monitores de dança e música desta associação vão ensinar a alunos do terceiro ciclo, secundário e público em geral "o espírito e o rigor dos passos dos ritmos africanos".

António Rodrigues disse à Lusa que a iniciativa Memórias da História, que este ano passou igualmente por uma actividade virada para os idosos e por uma homenagem a cidadãos, entidades e empresas do concelho, encerrará no dia 28 de Novembro com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, em Torres Novas.

MLL.

Lusa/fim

Jogos da Lusofonia

Desporto: Jogos da Lusofonia - Vicente Moura confiante no "maior evento do desporto" em Portugal

29 de Outubro de 2008, 17:46

Lisboa, 29 Out (Lusa) - O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) mostrou-se hoje confiante que a realização dos II Jogos da Lusofonia, que se disputam em Lisboa em 2009, será "o maior evento do desporto de sempre" no país.

"O primeiros jogos foram um êxito e estamos certos de que vamos organizar o maior evento do desporto de sempre em Portugal", afirmou Vicente Moura.

O presidente do COP falava durante a cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia (COJOL) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CCIG).

"Este protocolo é um incentivo para que a prática de desporto feminino se aproxime ao rácio masculino e uma forma de provocar o equilíbrio entre homens e mulheres", disse, lembrando que a comitiva portuguesa que participou em Pequim2008 foi composta por "33 por cento de mulheres".

Na assinatura do documento esteve igualmente presente o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, que destacou a importância de desporto como "estimulo para igualdade de oportunidades".

"É um momento importante para dar sinal de que, também ao nível do desporto, existem condições para fomentar a igualdade entre homens e mulheres", referiu o governante, que considerou a ex-atleta Rosa Mota, campeã olímpica da maratona em Seul1988, "como uma pioneira na afirmação feminina".

A segunda edição dos Jogos da Lusofonia está agendada para Lisboa de 11 a 19 de Julho, num evento em que são esperados mais de milhar e meio de atletas e oficiais de 12 países e regiões dos quatro continentes e que competirão em nove modalidades.

Nos jogos marcarão presença Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka, os três últimos como membros associados.

LG.

Lusa/fim

Luso-descendentes eleitos na América

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=357459

Eça continua actual e imortal no Brasil

Brasil: Livro de Eça de Queiróz adaptado a musical

O Mundo Português - Terça-Feira, 04 Novembro de 2008
O teatro Ressurreição, em São Paulo, tem em cartaz, até final de Novembro, o espectáculo musical «ORA EÇA!», uma adaptação do romance «A Cidade e as Serras» do escritor português Eça de Queiroz, que leva também aos palcos as canções tradicionais do folclores de Portugal, cantadas ao vivo pelos actores.
Realizado pelo Grupo Permanente de Pesquisa, o espectáculo “levanta questões a respeito da importância da simplicidade em nossas vidas e ainda critica o consumismo desenfreado presente na segunda metade do século XIX, quando da descoberta da energia eléctrica e do desenvolvimento de novas tecnologias”, como refere a companhia em nota de imprensa.
O Grupo Permanente de Pesquisa teve sua formação a partir de estudos que, em 2000, deram origem ao espectáculo musical infanto-juvenil «Sonho de Uma Noite de Verão». De lá para cá, a companhia já levou a palco outros musicais para a mesma faixa etária, como «A Lenda do Quebra-Nozes» e «D. Quixote».
Com cerca de 70 minutos de duração, o espectáculo está em cartaz até 26 de Novembro, sempre às quartas-feiras, às 20h30. A Companhia está a realizar uma campanha de promoção que visa os espectadores portugueses e os seus descendentes, que ao se identificarem na bilheteira do teatro a comprovarem a sua nacionalidade, têm um desconte de 50 por cento em todos os ingressos.

domingo, 2 de novembro de 2008

Luso-americanos em tempo de eleições

Segundo a TSF

O voto dos portugueses não é decisivo para colocar Obama ou McCain na Casa Branca, mas nos condados onde a comunidade portuguesa é maior ambos as candidaturas não querem perder estes votos.

No último fim-de-semana de campanha para as eleições nos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain visitam os estados mais indecisos.

Na rota de campanha, Obama tem o Missouri, o Nevada e o Colorado. McCain vai à Pensilvânia que para os analistas é a última grande esperança do candidato republicano.

Quem também se multiplica em contactos com a população são os candidatos ao congresso e ao senado.

Esta noite em São José, na Califórnia, a comunidade portuguesa junta-se numa gala com estes candidatos.

Não será o voto dos portugueses que colocará Obama ou McCain na Casa Branca, mas nos condados onde a comunidade portuguesa é maior não querem perder estes votos.

Esta noite em São José, na Califórnia, a comunidade portuguesa junta-se numa gala onde os candidatos falam dos seus temas, só para os luso-descendentes.

A luso-descendente de terceira geração, Ângela Simões, membro da PALCUS ( Portuguese American Leadership Council of the United States), uma organização que luta pelos direitos dos portugueses, considera que este é um enorme cumprimento para os portugueses, por uma vez não são ignorados.

Esta luso-descendente de terceira geração, que mal fala português, é uma lutadora da cultura lusa e não perdoa ao presidente Bush, ter afirmado num discurso que o dinheiro gasto no ensino do português era um desperdício.