sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ronaldo de Ouro

Muito admirado dentro e fora da lusofonia, Ronaldo está de parabéns.
Ao receber a Bota de Ouro, e comentando as suas várias quedas aparatosas em campo, comparou-se com o herói mitológico Hércules afirmando que “Ele era forte e musculado mas por vezes caía.” Não é só no Futebol...

AFRICOM em Angola

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21789&catogory=Angola

Um Festival de sons da lusofonia

Já foi, mas fica a referência para os próximos eventos.
www.sonsdalusofonia.com

Cidadão português exemplar no Brasil

http://www.mundolusiada.com.br/COMUNIDADE/comu374_nov08.htm

Bolsas para cultura lusófona

O Centro Nacional de Cultura abriu concurso para atribuição de bolsas a escritores/investigadores de nacionalidade lusófona.

http://www.cnc.pt/Artigo.aspx?ID=432

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pessoa internacional

Lisboa, 29 Nov (Lusa) - A primeira revista em língua inglesa sobre Fernando Pessoa, intitulada Portuguese Studies - "Pessoa, The Future of the Arcas", foi apresentada sexta-feira em Lisboa, no último dia do congresso internacional dedicado ao escritor.

"Queremos internacionalizar ao máximo os estudos pessoanos, que não podem ficar apenas aqui em Portugal", afirmou o investigador Jerónimo Pizarro, coordenador da equipa que está a digitalizar a biblioteca de Pessoa, na Casa Fernando Pessoa, e um dos editores convidados para elaborar o número dedicado a Pessoa, que "publica muitos inéditos".

Sobre o título desta edição da revista literária do King's College London, fundada pelo escritor e professor universitário Helder Macedo, Pizarro disse que "arcas" não se traduziu, embora tivessem sido discutidas hipóteses como "trunk" ou "arc", porque "a palavra portuguesa é mais bonita".

"Até pode dar origem a um estrangeirismo", observou, por sua vez o investigador Steffen Dix, outro dos editores convidados da revista sobre a obra de Pessoa.

D. Duarte no 1º Dezembro

Extracto do discurso, deste ano


Continuei este ano a colaborar com vários dos países nossos irmãos, especialmente a Guiné-Bissau, Angola e Timor, mediante programas de desenvolvimento rural e protecção ambiental.
Aproveito para saudar o Primeiro Ministro Xanana Gusmão, actualmente de visita a Portugal, como líder que soube conduzir o heróico Povo timorense na luta pela liberdade e agora o serve com seriedade e competência no caminho do progresso material e espiritual.

Saúdo o alargamento da CPLP esperando que em breve, Marrocos, o Senegal, as Ilhas Maurícias, a Guiné Equatorial e os nossos irmãos galegos possam fazer parte dessa comunidade. A Galiza procura afirmar a sua identidade cultural através da sua “fala”, que está na origem do português moderno.
Tive a alegria de levar a minha Família ao país de minha Mãe, trineta do primeiro Imperador, Dom Pedro, para participar nas celebrações dos 200 anos da transferência do Governo e do Rei para o Brasil. Finalmente foi feita justiça ao tão caluniado D. João VI!
A crescente importância económica e política do Brasil no Mundo é um motivo de orgulho e de oportunidade histórica para Portugal. Felicito os nossos governantes por a saberem aproveitar.

Eleições com sucesso na GB

Do Jornal Digital

O PAIGC obteve uma vitoria histórica com mais de dois terços dos votos, segundo os resultados provisórios apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Bissau.
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) terá obtido 67 dos 100 deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP), o Partido da Renovação Social (PRS), de Kumba Yalá elegeu 28 deputados, enquanto Partido Republicano para a Independência e o Desenvolvimento (PRID), próximo do presidente Nino Veira, terá obtido apenas três deputados, Aliança Democrática (AD) e o Partido da Nova Democracia (PND), obtiveram ambos um parlamentar resultado da forte acção política no leste do país.

O fraco resultado do PRID poderá ser interpretado também uma forma de sancionar a politica presidencial.

Greve em São Tomé contra Banco Mundial

Do Jornal Digital

O líder do sindicato da função pública santomense, Aurélio Silva, ameaçou o Banco Mundial com uma manifestação caso este mantenha a posição contra o aumento salarial inscrito no projecto de Orçamento de Estado para 2009.
O aumento de 20 por cento que está projectado seria, segundo Aurélio Silva, suportado com as verbas resultantes da venda da empresa Enco à petrolífera estatal angolana Sonangol, venda essa que permitiu acumular 22 milhões de dólares no cofre dos Estado.

Mais de 80 por cento do Orçamento de Estado santomense é financiado pelos parceiros internacionais, entre os quais, o BM, que já garantiu para o próximo Orçamento de Estado a quantia de quatro milhões de dólares e Taiwan, que financia todos os anos o estado com cerca de 15 milhões de dólares.