quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Comunicação Social dos Emigrantes ignorada!

Luso Jornal, semanário franco-português noticia na sua edição de 9 Outubro 2008:

O projecto de lei do PSD de apoio aos meios de comunicação social no estrangeiro foi chumbado na semana passada, no Parlamento, com os votos contra do PS e a abstenção das restantes bancadas parlamentares.
Na sessão plenária, o Deputado do PSD por Fora da Europa José Cesário defendeu medidas de incentivo aos meios de comunicação social portugueses no estrangeiro para contrariar algumas decisões do Governo como o fim do porte pago e a criação de um portal de imprensa para as comunidades. “Há dois anos que o Governo decidiu liquidar o porte pago. Foi uma das suas primeiras grandes machadadas na sua relação com as comunidades portuguesas. O portal nunca existiu”, afirmou o Deputado.
Nesse sentido, José Cesário defendeu que se desenvolvessem incentivos para fomentar o lançamento de novos títulos, promover o associativismo entre órgãos de comunicação social e dinamizar o intercâmbio entre os órgãos da diáspora e os que existem em Portugal, entre outros.
Do lado do PS, a Deputada socialista por Fora da Europa, Maria Carrilho, questionou porque é que o PSD nunca tomou essas medidas quando esteve no Governo. Garantindo que o porte pago existe, a Deputada afirmou que o projecto de lei do PSD tem limitações, nomeadamente nos critérios definidos para o controlo e avaliação dos projectos a serem apoiados.
Jorge Machado, do PCP, responsabilizou o PSD pelas "más políticas" de emigração que disse terem sido produzidas ao longo dos anos, em que as "comunidades foram colocadas para segundo plano".
"Na questão do fim do porte pago, convém lembrar que quem iniciou o processo foi o PSD", sublinhou. Apesar de considerar que o projecto está "mal elaborado, é vago, e não tem em conta a realidade da comunicação social portuguesa no estrangeiro", o Deputado defendeu que "é preciso apoiar essa comunicação social", pelo que o PCP decidiu abster-se.
Por seu lado, o Deputado Hélder Amaral, do CDS-PP, centrou a sua intervenção na importância da comunicação social portuguesa no estrangeiro para a promoção da língua e cultura portuguesas. Hélder Amaral defendeu ainda que o PSD poderia ter "ido mais longe" no projecto de lei porque todas as soluções apresentadas passam por "atirar mais dinheiro" para os órgãos de comunicação social portugueses no estrangeiro.
A Deputada Helena Pinto, do Bloco de Esquerda (BE), afirmou que a intenção do PSD "é boa", mas "não é inteiramente clara". "A promoção da língua e cultura portuguesas no estrangeiro deve ser uma das componentes da política externa portuguesa", defendeu a Deputada, acrescentando que o projecto do PSD "precisa de ser muito trabalhado".

Arquitectura de Siza medalhada pela Coroa Inglesa

LONDON—The Portuguese architect Álvaro Siza has won the Royal Gold Medal, reports the Guardian. Awarded by the Royal Institute of British Architects (RIBA) and personally approved by the Queen, the medal is considered Britain's most prestigious architecture prize.Siza, 78, is known for his sculptural buildings that are inspired by their sites. His best known structures, including the Adega Mayor winery and the Evora housing development, are in Portugal. Although Siza has not produced a permanent building in Britain, his work has had a vast influence on British architects."Alvaro Siza is simply a profoundly complete architect who defies categorization," RIBA said when it announced the prize. "The forging of a masterful and seemingly inevitable architecture out of the possibilities of a site is one of the supreme characteristics of his work."Other prizes Siza has won include the Pritzker Prize in 1992, the Alvar Aalto Medal in 1998, and the Wolf Prize in Arts in 2001.Past winners of the Royal Gold Medal include Frank Gehry, Herzog and de Meuron, and Frei Otto

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Brasil a Votos

Brasil dá demonstração de democracia com as eleições, diz Lula
SÃO PAULO, 6 de outubro de 2008 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta manhã, em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente", que as eleições para a escolha de prefeitos e vereadores em todo o Brasil foram um sucesso. Lula destacou o clima de tranquilidade durante o processo eleitoral e declarou que, a cada eleição, o povo conquista mais autonomia.
"Veja, por exemplo, a reeleição da quantidade de prefeitos que estão governando o primeiro mandato", disse o presidente. "Se as pessoas estão fazendo uma boa administração há um reconhecimento da população de manter essas pessoas governando, o que é uma coisa extremamente importante", acrescentou.
Ainda fazendo um balanço sobre as eleições de 2008, Lula ressaltou a importância do envolvimento do eleitor. "O cidadão tem que participar da eleição da sua cidade porque é o prefeito que vai cuidar da sua rua, é o prefeito que vai cuidar de seu bairro, é o prefeito que vai cuidar da escola municipal", declarou. "Se ele não participa, depois não tem nem condições de cobrar", continuou o presidente.
Lula também discorreu sobre o sistema de urnas eletrônicas, e disse que no Brasil, poucas horas após a votação de 130 milhões de eleitores, pode-se saber o resultado das eleições em grande parte das cidades brasileiras, o que não ocorre em muitos países desenvolvidos. O presidente concluiu seu programa de rádio semanal afirmando que está "muito otimista de que o segundo turno será tão grandioso quanto foi esse primeiro turno".
(Redação - InvestNews)
[06:48] - 06/10/2008

Cabo Verde pensa o futuro alimentar

CABO VERDE ACOLHE REUNIÃO REGIONAL SOBRE A SITUAÇÃO AGRÍCOLA E ALIMENTAR
A cidade da Praia acolhe esta segunda-feira, 6, a sexta-feira, 10, mais uma reunião regional quadrimestral sobre a situação agrícola e alimentar e as perspectivas de colheita da campanha agrícola 2008-09 no Sahel e África Ocidental. A Reunião terá lugar num dos hotéis da capital e a cerimónia de abertura está agendada para às 9h00 e será presidida pelo ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos e pelo Secretário Executivo do CILSS. A reunião tem por objectivo avaliar as medidas de mitigação levadas a cabo para fazer face aos efeitos da campanha agrícola 2007-2008; fazer o ponto de situação da campanha agrícola 2008-2009; analisar a situação alimentar nos países e propor medidas e formular recomendações aos países e a comunidade internacional. Participam na reunião delegados dos países membros do CILSS e da CEDEAO (serviços de Estatísticas Agrícola e Sistemas de Alerta Precoce), representantes dos sistemas regionais/internacionais de informação sobre a segurança alimentar (FAO, FEWS NET.), agências humanitárias (PAM, OCHA, ECHO, Food For Peace) e parceiros de desenvolvimento (União Europeia, USAID, MIFRAC, ACDI, Cooperação Italiana, entre outros.).O encontro enquadra-se no Programa estratégico de Segurança Alimentar horizonte de 2015 orientada para redução da pobreza adoptado em 2000 pelos países membros da CILSS, que objectiva uma melhoria da gestão dos recursos naturais regionais para o alcance socio-económico e cultural da segurança alimentar, Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos em parceria com o secretariado executivo do CILSS e da CDEAO.
6-10-2008, 09:22:42FS, Expresso das Ilhas

Senegal atrai Cabo Verde

MINISTRO SENEGALÊS DA CULTURA VISITA CABO VERDE
No âmbito do IIIº Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN III), está de visita a Cabo Verde, desde domingo, e por um período de 24 horas, uma delegação senegalesa encabeçada pelo ministro senegalês da Cultura, do Património Histórico, das Línguas Nacionais e da Francofonia, Mame Birame Diouf. Durante a sua estada no país, o governante senegalês deverá propor às autoridades nacionais para que Cabo Verde acolha parte do Festival da Arte Negra, cujas últimas edições foram realizadas na Nigéria e no Senegal. No domingo, o ministro da Cultura, Manuel Veiga, em declarações à rádio pública disse que não há nenhuma decisão sobre a possibilidade de Cabo Verde acolher esta iniciativa. Contudo, afirmou que o país está disposto a participar "deste grande acontecimento". Durante a estada em Cabo Verde, a delegação senegalesa terá contactos com a comunidade artístico-culturais e com a Comunicação Social. Assim, para hoje, segunda-feira, tem encontros com os ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, Manuel Veiga e José Brito, respectivamente, e ainda com escritores, artistas, criadores e jornalistas, para além de realizar visitas de cortesia ao Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima e ao Primeiro-ministro, José Maria Neves.
6-10-2008, 09:41:00FS, Expresso das Ilhas

Portugueses nas ondas da rádio e televisão online

A Associação dos Portugueses no Estrangeiro (APE) vai lançar em Outubro uma rádio e um canal online de televisão com programas dirigidos especificamente aos emigrantes. A informação é do secretário-geral da APE, Gabriel Fernandes.
"A rádio e a televisão vão ser lançadas no próximo dia 14 e vão transmitir todo o plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que vai ocorrer em Lisboa em 15, 16 e 17 de outubro", disse Gabriel Fernandes à Agência Lusa.
De acordo com o secretário-geral da APE, esta é "uma idéia antiga" daquela associação, que pretende assim "dar mais visibilidade ao CCP", o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.
"Mais de 90% dos portugueses no estrangeiro não sabem o que é o Conselho das Comunidades", frisou.
Com os estúdios montados no mesmo edifício da sede da APE, no Estoril, a rádio e a televisão online vão transmitir programas de informação e debates de temas que interessam aos portugueses no exterior e podem ser acessados através do site http://www.apeportugal.com/.
A rádio, que já está em fase experimental, terá ainda parcerias com rádios locais e, neste primeiro momento, 12 horas diárias de transmissão.
"Vamos estar em sintonia com a Europa, os Estados Unidos, o Brasil e África. Mas temos de analisar o problema da Austrália para ver que programas vamos transmitir de noite", explicou Gabriel Fernandes.
Os testes realizados na emissão de rádio têm sido positivos, com um "feedback muito bom a nível do som", e a própria televisão já foi testada no congresso que a APE organizou no final de julho, em Santa Maria da Feira.
Criada em janeiro de 2007, a APE é uma associação de defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses no exterior com sede em Portugal.

Cabo Verde investido por Angola

Praia, Cabo Verde, 29 Sept – Cape Verde now has a new bank, Banco Africano de Investimentos Cabo Verde (BAI Cabo Verde), a financial institution set up with Angolan and Cape Verdean investment.The shareholders of BAI Cabo Verde, which has starting capital of 90 million euros, are BAI Angola, with a 70 percent stake, Angolan oil company Sonangol, with 19 percent, and Cape Verdean company Sogei, with 10 percent.According to the chairman of the BAI Cabo Verde Executive Commission, David Jasse, over the nest six months, 30 percent of the capital is to be sold to Cape Verdean investors and BAI Angola will keep 51 percent and Sonangol 9 percent.BAI Cabo Verde aims to attain a 15 percent share of the Cape Verdean market within three years.The BAI Group is also present in Brazil, with shares of BPN Brasil, in Sao Tome, with a stake in Banco Internacional de STP, and in Portugal, with BAI Europea.BAi Cabo Verde will open its doors on 1 October and this year plans to open branches in Mindelo and on Sal Island. (macauhub)